Terapia Cognitivo Comportamental


Trata-se de uma forma de terapia que pode ser breve ou mais prolongada. Aaron Beck é considerado o pai dessa abordagem que inicialmente chamava-se Terapia Cognitivo. Ele observou que sua teoria era influenciada por vários autores pós-freudianos, sendo que sua abordagem inicial era psicanalítica. 

O modelo cognitivo comportamental básico trabalha com os seguintes elementos. 


Temos uma situação (Evento) que promove uma reflexão (Avaliação Cognitiva) que resulta em uma resposta emocional e comportamental (Emoção e Comportamento) que reforçam a reflexão inicial (Avaliação Cognitiva). 
Exemplo: Estou andando à noite em uma rua desconhecida e escura. Um homem desconhecido está andando atrás de mim indo para mesma direção que estou indo (Evento). 
Sou invadida por pensamentos: “Ele vai me assaltar”, “Preciso andar mais rápido”, “Vou mudar de caminho” ou “Preciso procurar ajuda”. (Avaliação Cognitiva)
Devido tal avaliação passa a sentir medo, ansiedade e fico em estado de alerta (Emoção). 
Passo a andar mais rápido, procuro locais abertos para entrar e procurar ajuda e me preparo para luta ou fuga. (Comportamento). 
Resultado: Posso ter avaliado de forma correta a situação e realmente estar me perigo ou ser uma avalição disfuncional. Quando o paciente passa a ter avaliação disfuncionais das situações e isso atrapalha sua vida, rotina e relações sociais deve procurar ajuda de um terapeuta. 

Como saber se estou tento avaliações disfuncionais: Sem ter passado por um processo terapêutico previamente é complicado fazer sozinho tal avaliação. Pois, os terapeutas cognitivos no decorrer do processo ensinam seus pacientes a identificar os pensamentos disfuncionais (que geram avalições disfuncionais) e as estratégias que usadas para manter as crenças disfuncionais e o comportamento disfuncional. 

Exercício: Quando identificar um pensamento faça alguns questionamentos 
- O que me levou a pensar tal coisa? (Qual situação, evento..)
- Quando eu acredito isso? (0 – 100%)
- Quais são as evidências que tenho para confirmar sua veracidade? (Alguma coisa no meu contexto comprova a veracidade do pensamento ou sustenta sua essência)
- Esse pensamento está me causando prejuízo? (Deixo de fazer alguma coisa por causa dele, mudo minhas relações)
- Consigo trabalhar tal pensamento sozinho? (Após a checagem consigo resolver ele sozinho ou preciso de ajuda). 

Comentários

Postagens mais visitadas